sábado, 23 de fevereiro de 2013


Jimi Hendrix - Único

(Publicado originalmente em comunidade do Orkut - Jimi Hendrix)

Primeiro: Hendrix não é blues, Hendrix não é rock., Hendrix não é jazz: Hendrix é Hendrix! Palavras adaptadas do angolano Nuno Mindelis, às vezes excelente guitarrista. Claro, como já foi dito por outros, a questão não é comparar, é óbvio que temos extraordinários músicos, mas não cabe, em hipótese alguma comparação, logo, não há a possibilidade sequer de "um Hendrix brasileiro", nem inglês, nem americano, nem chinês, nenhum no mundo inteiro, nem ontem, nem hoje, nem amanhã, jamais.
Poderá alguém falar num Mozart brasileiro?, ou num Amy Winehouse alemã? É sob esse prisma que encaro a proposição: todas as vezes que ouço Hendrix, descubro um detalhe, um filigrana novo e sempre me espanto: caramba, como eu não havia percebido isso antes? Como ele consegue essa linha contínua na frase musical sem perder o tom, mantendo o fio condutor sem perder a direção harmônica, criando em cima da melodia e mantendo o conjunto orgânico da partitura?, partitura aliás que ele
não lia. Cara, tem que lembrar, né?, haverá algum dia outro Pelé? Tem um tal de maradona aí que se acha, mas além de estar muito mas muito aquém, é argentino.Mas nem tudo está perdido: Jorge Luis Borges é genial. E argentino.
E passarão as horas, os dias, rolará o tempo no tapete do futuro, aparecerão outros geniais guitarristas, mas uma coisa é absolutamente certa: GÊNIO igual Jimi Hendrix, jamais. Melhor: eu que nunca digo nunca digo: NUNCA !
!
29.01.2009

Nenhum comentário: