A alegria (Laetitia) é a passagem do homem de uma perfeição menor para uma maior.
A tristeza (Tristitia) é a passagem do homem de uma perfeição maior para uma menor.
A tristeza (Tristitia) é a passagem do homem de uma perfeição maior para uma menor.
Explicação
Digo passagem. Na verdade, a alegria não é a própria perfeição. Se, com efeito, o homem nascesse com a perfeição a que passa, possuí-lá-ia sem afecção de alegria, o que se vê mais claramente na afecção de tristeza que lhe é contrária. Ninguém pode negar, efetivamente, que a tristeza consiste na passagem para uma perfeição menor e não na perfeição menor de si mesma, pois o homem não pode estar triste enquanto participa de uma perfeição qualquer. Também não podemos dizer que a tristeza consiste na privação de uma perfeição maior, pois uma privação não é nada. A afecção de tristeza é um ato, e esse ato não pode, por conseguinte, ser senão o ato pelo qual se passa para uma perfeição menor, isto é, o ato pela qual a capacidade de agir do homem é diminuída ou entravada. De resto, omito as definições de hilaridade, de deleite, de melancolia e de dor, porque estas afeções referem-se sobretudo ao corpo e não são senão espécies de alegria e tristeza.
In ÉTICA, Baruc de Espinosa, tradução de Joaquim Ferreira Gomes
Digo passagem. Na verdade, a alegria não é a própria perfeição. Se, com efeito, o homem nascesse com a perfeição a que passa, possuí-lá-ia sem afecção de alegria, o que se vê mais claramente na afecção de tristeza que lhe é contrária. Ninguém pode negar, efetivamente, que a tristeza consiste na passagem para uma perfeição menor e não na perfeição menor de si mesma, pois o homem não pode estar triste enquanto participa de uma perfeição qualquer. Também não podemos dizer que a tristeza consiste na privação de uma perfeição maior, pois uma privação não é nada. A afecção de tristeza é um ato, e esse ato não pode, por conseguinte, ser senão o ato pelo qual se passa para uma perfeição menor, isto é, o ato pela qual a capacidade de agir do homem é diminuída ou entravada. De resto, omito as definições de hilaridade, de deleite, de melancolia e de dor, porque estas afeções referem-se sobretudo ao corpo e não são senão espécies de alegria e tristeza.
In ÉTICA, Baruc de Espinosa, tradução de Joaquim Ferreira Gomes
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